Coordenação
Habilita o esportista a dominar ações motoras em situações previstas e imprevistas de forma segura e econômica como também a aprender relativamente rápido novos gestos esportivos (Frey 1977)
A melhora das capacidades coordenativas tem influencia positiva em vários aspectos sejam eles ligados a modalidade esportiva ou não:
- Aumento de Precisão, economia e efetivação dos movimentos
- Otimização do fluxo de movimentos
- Melhora da descarga do córtex cerebral
- Aumento da capacidade sensório-motora de aprendizagem
- Profilaxia de acidentes e lesões
Quando falamos em aprendizagem motora e aumento da coordenação devemos entender um pouco melhor sobre as suas fazes, que são elas:
1- Inconsciente – Inconsciente
Fase onde o individuo não consegue realizar o movimento e não sabe como deveria realizá-lo mesmo na forma cognitiva
2- Inconsciente – Consciente
Neste momento o individuo ainda não consegue realizar o movimento mais já sabe como teoricamente deveria ser
3- Consciente – Consciente
Acontece a realização do gesto motor porem este é a todo o momento pensado e analisado de forma consciente pelo individuo
4- Consciente – Inconsciente
Esta é a fase final da aprendizagem onde o aluno ou atleta executa de forma perfeita o movimento sem precisar pensar no que esta fazendo, tornando o movimento automático e inconsciente.
Afinal, como podemos estimular a coordenação?
Segundo Weineck, a melhora das capacidades coordenativas ocorre por meio de 5 principais métodos:
Conjunto:
O movimento é aprendido pelo caminho direto ou seja abrangendo todo o gesto de uma só vez. Indicado para seqüências simples de movimento
Desmembramento:
São executadas a partir dos seus componentes funcionais e do mais fácil para o mais difícil, de forma progressiva. Indicado para seqüências difíceis e/ou complexas de movimento.
Concentrada
Entende-se como concentrada quando os estímulos são concentrados e ininterruptos. Indicado no inicio da aprendizagem quando o movimento é executado de forma grosseira com o intuído de dar uma visão geral de como deve ser feito.
Dividida
É constituída por um processo divido e interrompido varias vezes. Indicado para uma segunda fase de aprendizagem onde o indivíduo já sabe o que deve ser feito mesmo que em linhas gerais.
Treinamento Mental
Compreende-se em aprender ou aprimorar uma seqüência motora, imaginando-a intensivamente sem de fato exercitá-la ao mesmo tempo. Indicada quando já se tem uma noção bem clara do movimento.
Espero que tenha dado pra esclarecer um pouco sobre o trabalho de coordenção, e que com isso, tenha ajudado alguns colegas a incluir esses estimulos no treino de seus alunos.
Proximo post: Agilidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário