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sábado, 5 de fevereiro de 2011

Treinamento Funcional PROGRAMA COMPLETO Parte III


Coordenação





Habilita o esportista a dominar ações motoras em situações previstas e imprevistas de forma segura e econômica como também a aprender relativamente rápido novos gestos esportivos (Frey 1977)

A melhora das capacidades coordenativas tem influencia positiva em vários aspectos sejam eles ligados a modalidade esportiva ou não:

- Aumento de Precisão, economia e efetivação dos movimentos
- Otimização do fluxo de movimentos
- Melhora da descarga do córtex cerebral
- Aumento da capacidade sensório-motora de aprendizagem
- Profilaxia de acidentes e lesões

Quando falamos em aprendizagem motora e aumento da coordenação devemos entender um pouco melhor sobre as suas fazes, que são elas:

1-     Inconsciente – Inconsciente
Fase onde o individuo não consegue realizar o movimento e não sabe como deveria realizá-lo mesmo na forma cognitiva

2-     Inconsciente – Consciente
Neste momento o individuo ainda não consegue realizar o movimento mais já sabe como teoricamente deveria ser

3-   Consciente – Consciente
Acontece a realização do gesto motor porem este é a todo o momento pensado e analisado de forma consciente pelo individuo

4-  Consciente – Inconsciente
Esta é a fase final da aprendizagem onde o aluno ou atleta executa de forma perfeita o movimento sem precisar pensar no que esta fazendo, tornando o movimento automático e inconsciente.


Afinal, como podemos estimular  a coordenação?

 Segundo Weineck, a melhora das capacidades coordenativas ocorre por meio de 5 principais métodos:

Conjunto:
O movimento é aprendido pelo caminho direto ou seja abrangendo todo o gesto de uma só vez. Indicado para seqüências simples de movimento

Desmembramento:
São executadas a partir dos seus componentes funcionais e do mais fácil para o mais difícil, de forma progressiva. Indicado para seqüências difíceis e/ou complexas de movimento.

Concentrada
Entende-se como concentrada quando os estímulos são concentrados e ininterruptos. Indicado no inicio da aprendizagem quando o movimento é executado de forma grosseira com o intuído de dar uma visão geral de como deve ser feito.

Dividida
É constituída por um processo divido e interrompido varias vezes. Indicado para uma segunda fase de aprendizagem onde o indivíduo já sabe o que deve ser feito mesmo que em linhas gerais.

Treinamento Mental
Compreende-se em aprender ou aprimorar uma seqüência motora, imaginando-a intensivamente sem de fato exercitá-la ao mesmo tempo. Indicada quando já se tem uma noção bem clara do movimento.


Espero que tenha dado pra esclarecer um pouco sobre o trabalho de coordenção, e que com isso, tenha ajudado alguns colegas a incluir esses estimulos no treino de seus alunos. 

Proximo post: Agilidade


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