Páginas

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA O CARNAVAL


É com imenso prazer que abro espaço aqui no blog para a nutricionista Fabiana Fontes dar algumas dicas sobre alimentação no período do carnaval. Espero que gostem..



O carnaval é uma verdadeira maratona, por isso exige cuidados redobrados. Algumas dicas saudáveis e práticas podem evitar que os efeitos das bebidas, comidas, alto gasto energético, longa exposição ao sol, poucas horas de sono, agridam de forma exagerada o organismo.

  • Alimente-se durante a festa e não fique mais que 3 horas sem se alimentar. Escolha alimentos leves e que favoreçam uma rápida digestão, como barrinhas de cereais, frutas, inclusive desidratadas ou então sucos. Desta forma, irá repor a energia que o organismo precisa.

  • Beba bastante liquido. Os sucos naturais de frutas são uma ótima opção, pois além de hidratarem, fornecem um açúcar natural (frutose) que repõe a energia consumida. As bebidas isotônicas são também uma ótima escolha, porque repõem os eletrólitos como sódio, potássio, magnésio e cloro perdidos com a transpiração. A água de coco além de refrescante e deliciosa é rica em sais minerais e nutrientes. A água é também fundamental.

  • Dê preferência aos alimentos fontes de vitaminas antioxidantes (vitaminas A, E e C), que diminuem a ação prejudicial do aumento de radicais livres (substâncias oxidativas), ocasionada nesta condição de maior desgaste físico. Exemplo: cenoura, mamão, abóbora, óleos vegetais, gérmen de trigo, cereais integrais, frutas cítricas como laranja, limão, acerola, vegetais de folhas verdes escuras entre outras.   

  • Consuma fontes de proteínas pobre em gorduras, como: Iogurte e leite desnatado, carnes magras, peixe ou frango, queijo magros e peito de peru. Estes alimentos vão garantir o consumo de proteína adequado ao longo do dia e, sendo pobre em gorduras, facilitarão a sua digestão.  Evite comidas gordurosas como churrasco, feijoada, panelada ou buchada. A digestão da gordura é lenta e pode provocar sonolência e desconforto abdominal.   

  • O folião deve tomar muito cuidado nesta época com as infecções alimentares. Não coma alimentos que estiverem expostos. Nesta condição, as bactérias se multiplicam mais rapidamente. Escolha locais limpos e que tenham profissionais preocupados com a manipulação correta dos alimentos.

Aproveite o carnaval, mas não descuide da sua saúde.                                                                

Fabiana Fontes - Nutricionista
CRN-RJ: 20001004934

                                                                 
                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário