Páginas

sábado, 16 de abril de 2011

Slackline no Treinamento Funcional

Inovação ou Invenção?



ATENÇÃO.. TUDO QUE VEM A SEGUIR É RELACIONADO OS BENEFICIOS NO TREINAMENTO E NÃO PARA ENTRETENIMENTO.


Das montanhas americanas para as praias cariocas e de lá direto para as academias. A fita que virou moda é hoje um acessório muito cobiçado dentro dos novos estúdios de treinamento funcional. Mais e ai.. isso é bom?

Ao prestarmos atenção em uma configuração básica de um estúdio de TF vamos nos deparar com certeza com muitos bosus, bolas, cama elásticas, balance discs, slackline e mais e mais acessórios de propriocepção (equilíbrio). Mais perai.. Alguém já parou para pensar o que é realmente é o treinamento funcional e o que ele abrange? Todos os dias vejo vídeos e mais vídeos de estúdios e professores que se dizem especializados na prática concentrando seu trabalho em uma única valencia: o Equilíbrio.

O equilibro se divide em dois tipos: o Estático e o Dinâmico. Estático é a capacidade de controlar a postura e posição sobre sua base suporte enquanto se está parado, quanto o Dinâmico é a capacidade de reagir a mudanças no estado de equilíbrio e antecipar as mudanças de posicionamento do corpo quando se está em movimento

Pois bem.. O equilíbrio com certeza deve ser uma aptidão a ser contemplada dentro de um bom programa de treinamento funcional (como postei no artigo: Programa Completo de TF) mais não deve de modo algum ser a única. A segurança dentro do treinamento funcional e a boa execução de movimento são pedras fundamentais no sucesso do mesmo.

Vejo muitos atletas de MMA, triatletas, corredores de rua e etc acreditando piamente em uma idéia vendida por algum entusiasta do slackline, praticando o impraticável, acreditando em uma transferência para seu esporte que é simplesmente inexistente. Será que estes atletas necessitam tanto assim desse tipo de propriocepção? Será que esta seria a melhor maneira para estimular tal valencia para esses esportistas? Essa é a minha grande indagação!

Quantos atletas olímpicos reservam o mínimo que seja de tempo em seus treinos para o Slackline? Provavelmente se fosse uma ferramenta tão importante assim veríamos medalhistas olímpicos sejam eles nacionais ou internacionais praticando não é memso? O que ainda me deixa de cabelo em pé é quando vejo professores prescrevendo trabalho de força juntamente com estímulos de equilíbrio.. misturando treinamento de força com propriocepção (Ex. Exercício com peso em cima de Bolas, Bosus, Slackline e etc).

Behm, D, escreveu um artigo em 2002 para o Journal of Strength and Conditioning Research, um dos melhores jornais científicos dos Estados Unidos, que comparava a produção de força entre exercícios com bases instáveis e estáveis. Ele comprovou nesta pesquisa o decréscimo de produção de força existente nos exercícios com bases instáveis quando comparado com os de bases estáveis. E então devemos fazer exercícios objetivando aumento de força em bolas, bosus e etc??? A resposta como vimos é bem clara, Não!

Muita gente ainda perde muito tempo pensando somente no equilíbrio e pior ainda unindo a estes estímulos outros que são incompatíveis ou seja misturando óleo e água. Quem perde em tudo isso são os alunos e altetas que deixam de lado um monte de outras possibilidades que o Treinamento Funcional pode oferecer como a agilidade, a mobilidade, a força, a coordenação etc.

A única razão que me faz pensar na pratica do Slackline seria: Diversão entre amigos durante o final de semana na casa de praia, desafio ou a superação de um limite pessoal e SÓ!  Como Treinamento, (levando em conta a origem da palavra) ainda tenho melhores opções.

Fica ai dica para professores e praticantes do Treinamento Funcional

A gente ainda ve cada coisa....

Um comentário:

  1. Olá André, concordo com sua citação sobre o treino de força e a propriocepção no mesmo treino, afinal utilizando o principio da especificidade o treinamento deve ser programado e esquematizado o mais próximo da modalidade esportiva a ser praticada, não adianta nada um individuo que pratica determinada modalidade esportiva que utiliza-se força explosiva rápida etc sendo que o mesmo é utilizado em base estável, fazer um treino em uma base instável, não haverá melhoras que podem ser consideradas significativas para um bom desempenho durante a prova. Porem acredito que o Slackline pode ser utilizado dentro do TF não só para desenvolver capacidade funcional mas também para aprimorar as capacidades emocionais e psicologicas, como medo, insegurança, confiança etc. Tudo depende do objetivo do treino, o slackline é ótimo para fortalecer região do core e MMII, além de proporcionar é claro um momento de lazer ao aluno, ou seja alunos que tem dificuldades em se adaptar a diversos tipos de treinos podem desenvolver suas capacidades funcionais e físicas através do lúdico.

    ResponderExcluir