Páginas

sábado, 9 de abril de 2011

Abdominal - Fazer Abdominal é Uma Perda de Tempo?





= Texto de Michael Boyle =

Eu não posso sequer contar quantas vezes eu já ouvi no final do treino de um aluno, ele falando: “Eu preciso de mais abdominais, eu quero ficar com um tanquinho”. Na verdade você fugir dos SixPack (embalagem com 6 cervejas) é  melhor para seu tanquinho do que 100 abdominais completos. O Ponto chave para uma melhor definição abdominal é a visibilidade da musculatura abdominal e não a força dos seus músculos.
Você pode fazer um milhão de abdominais completos, curtos, reversos ou outro exercício que você queira, porem isso não ira afetar na sua definição abdominal. Quando as pessoas me perguntam qual o melhor exercício para o abdome eu digo sempre: Prancha. Isso normalmente requer alguns minutos ate eles entenderem. Isso não é uma brincadeira, isso é a verdade. Se você quer ter um abdome melhor, coma menos e treine mais, porem não treine só seu abdome.

A idéia de fazer abdominais para melhorar o abdome é um dos mais velhos mitos em treinamento. Isso traz de volta a idéia da redução de gordura localizada. Redução da gordura localizada nunca funcionou e nunca irá funcionar. Nós não podemos reduzir a camada de gordura em uma determinada área apenas fazendo exercícios nesta mesma área. Isso significa que os alunos que fazem abdominais para diminuir a gordura abdominal e a aluna que faz exercícios de adução para diminuir a gordura na região interna da coxa estão simplesmente perdendo tempo. Um trabalho completo, com exercícios para todo o corpo é, foi e sempre será a melhor solução para a diminuição da gordura corporal.
Quer uma melhor definição muscular? Então acabe todos os treinos com algum treino intervalado forte ao invés dos milhares abdominais. Treinos intervalados (T.I) é o real segredo para perda de gordura o que resulta em uma maior definição. Treinos Intervalados queimam mais calorias do que exercícios aeróbios lineares. Estes treinos são muito utilizados por sprinters, utilize essa metodologia de treino em suas rotinas e tenha o mesmo corpo deles.
Treinos abdominais podem reduzir o diâmetro ou a circunferência abdominal mas, não irá ajudar em nada na redução da gordura local. A verdade é que existem varias outras ótimas razões para se fazer trabalhos abdominais e core training desde que saibamos selecionar os exercícios e saber para que estamos utilizando os mesmos. Um core bem fortalecido irá ajudar nossos alunos a parecerem melhor como também irá melhorar a performance em vários esportes mas, abdominais convencionais não irá reduzir a gordura abdominal.
Uma outra boa dica: Não faça centenas de abdominais. Um bom programa de abdominais e core training é muito mais do que simplesmente flexionar e estender o tronco. Na realidade é melhor opção para  um programa para o core são exercícios isométricos como as pranchas frontais e laterais. Uma das maiores funções da musculatura do core é a prevenção de movimento. O que isso significa? Isso quer dizer que os abdominais são excelentes estabilizadores. Estimule a função de estabilizar e não apenas flexo-extensão. 
____________________________________________________________________
O que eu acrescento ainda a este texto do Mike, é que os exercícios abdominais convencionais alem de não ajudarem a diminuir a gordura localizada são excelentes ferramentas de lesão a coluna. O canadense McGuill, um dos maiores estudiosos da coluna vertebral já constatou em diversas pesquisas os danos que o movimento repetitivo de flexão do tronco pode causar.   Fique esperto!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário