Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CrossFit na Mídia - Jornal O Estado 16.02.11

O ESTADO



ESVAZIE OS PNEUS PARA O CARNAVAL
 

Um dos períodos mais esperados do ano está chegando. Falta menos de um mês para o carnaval e é hora de correr para ficar com o corpo bonito. No entanto, foi-se o tempo em que o único motivo para praticar atividades físicas era a estética. Hoje as pessoas perceberam que fazer exercícios é sinônimo de saúde e, por isso, estão atrás de modalidades cada vez mais completas que proporcionem boa forma e qualidade de vida.
Pra quem busca essa tendência, o Treinamento Funcional aparece como prática mais adotada nas academias de todo o país. A nova modalidade de atividade física reúne todas as ferramentas necessárias para promoção de saúde, melhoria da estética e performance.

SAI MAQUINÁRIO, ENTRA MOVIMENTOS

Diferente da musculação convencional, que trabalha grupos musculares isolados em cada exercício, o objetivo do treinamento é trabalhar o corpo de forma global. Na nova forma de malhar, o maquinário tradicional das academias cede espaço a movimentos, acessórios e estímulos diferentes, que visam trabalhar o movimento do corpo. “A musculação estimula somente a força. Já o treinamento funcional trabalha outras habilidades como equilíbrio, velocidade, coordenação, flexibilidade e resistência evitando desequilíbrios musculares e lesão” afirma o educador físico André Bellaguarda, sócio da primeira academia de Treinamento Funcional no Ceará, a CrossFit.

AGACHA, AVANÇA, PUXA E EMPURRA

Os exercícios consistem basicamente em agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar. De forma dinâmica, lúdica e com um gasto calórico elevado, o treinamento consegue fazer da atividade física um momento prazeroso e cheio de resultados. O treinamento funcional proporciona grande perda de gordura e gera uma manutenção da massa muscular e uma melhor definição do músculo.

De acordo com André Bellaguarda, o treinamento funcional é indicado para todas as pessoas sejam elas atletas ou não, jovens ou idosos. “Com essa metodologia de treino conseguimos adaptar os exercícios de acordo com a necessidade específica do aluno. Os interessados em aderir a essa nova modalidade de exercícios tem que ficar atento à qualificação dos profissionais. Muita gente diz que faz treinamento funcional, mas na realidade só faz um desequilíbrio, não utiliza, de fato, o método do treinamento funcional” alerta o especialista.

EXERCÍCIO E DIVERSÃO


Na CrossFit, a aula em grupo é ideal para quem deseja melhorar o condicionamento físico e emagrecer de forma rápida. “Com duração de uma hora, o treino acontece num circuito com módulos variados levando os praticantes a experimentar corridas na areia, na água, subidas na escada, exercícios diferenciados e outros”, afirma o educador físico.
Com um treinamento periódico é possível ter um gasto calórico de 800 calorias, aproximadamente. Bellaguarda afirma que em um mês é perceptível a perda de peso e de percentual de gordura. Ele lembra que o aluno precisa ter uma dieta balanceada, e para participar das atividades é preciso atestado médico válido.

Benefícios do Treinamento Funcional:
- Perda de Peso;
- Melhora da Postura;
- Melhora do equilíbrio muscular;
- Melhora do desempenho nos esportes;
- Diminuição de ocorrências de lesões;
- Melhora na eficiência dos movimentos;
- Maior estabilidade da coluna vertebral;
- Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
- Desenvolvimento da consciência
sinestésica (sensação do movimento).

SAIBA MAIS
SERVIÇO:
CrossFit Treinamento Funcional
Rua República do Líbano, 1415, Meireles.
Tel: (85) 3267-4795

http://www.oestadoce.com.br/index.php?acao=noticias&subacao=ler_noticia&cadernoID=27&noticiaID=42171#

Nenhum comentário:

Postar um comentário