Páginas

domingo, 11 de março de 2012

Vai um Cafezinho ai?




A cafeína, um estimulante amplamente consumido, é conhecido por aumentar o estado de alerta e criar uma variedade de outros efeitos fisiológicos, incluindo a aumentar o ritmo cardíaco e da pressão arterial. No local de trabalho, a cafeína é consumida por alguns para aumentar a produtividade  no desporto, a cafeína, que continua a ser legal em competições de atletismo, tem sido alvo de investigação com relação ao seu potencial para melhorar o desempenho e diminuir o tempo de recuperação.

domingo, 4 de março de 2012

Qualidade de Movimento, Estabilização e Mobilidade ( PARTE I)



Qualidade de Movimento


Resolvi abordar esse tema devido a ansiedade e o desejo de alguns treinadores e alunos de logo se chegar ao topo (seja ele da performance ou simplesmente estético)  o que muitas vezes faz com que as fases no treinamento sejam atropeladas trazendo sérios prejuízos ao andamento do mesmo. Gray Cook, um grande fisioterapia que revolucionou a analise de movimento dos grandes centros esportivos tem uma máxima que diz: “Primeiro movimente-se BEM, depois movimente-se com frequencia”. Essa deve ser a base de qualquer treinamento seja ele voltado para algum objetivo de performance quanto estético pois uma maior saúde articular irá prolongar a vida atlética e ativa do nosso aluno e consequentemente os resultados virão de forma mais consistente.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Pé.. Pé.. meu querido Pé







Atualmente tenho focado meus estudos em um assunto muito complexo mas que muita gente não se interessa..  o PÉ!
Estou treinando vários atletas atualmente que têm o pé como peça fundamental para seu esporte tais como corredores, triatletas, surfistas e etc. Isso me fez observar e criar um interesse ainda maior por esta parte do corpo que por muitas vezes é deixado de lado.
Durante qualquer curso de avaliação física sempre escutamos que devemos olhar nossos alunos da cabeça aos pés, mas será que isso esta acontecendo realmente? Na CrossGym indicamos que todos os atletas passem por uma minuciosa avaliação com todos os testes convencionais de uma avaliação física, adicionados a estes os testes do FMS (Functional Movement System) e uma avaliação postural completa (com foto).  Os resultados têm nos mostrado uma terrível mudança na distribuição de carga como também na produção de força nos pés de muitos de nossos avaliados, sejam eles atletas ou não. Pés chatos ou pronados estão se tornando cada vez mais comuns e com eles também lesões como canelites, fascites plantares e etc. Foi ai onde decidi analisar ate onde isso é coincidência ou realmente tem alguma ligação importante. Para entendermos um pouco mais sobre isso precisamos conhecer um pouco mais sobre o pé.