Páginas

domingo, 24 de abril de 2011

Treino Aeróbico Continuo x Intervalado



Emagrecimento... Uma Lição de Culinária?

É muito comum chegar as academias convencionais e se deparar com uma lista de espera interminável para o uso das esteiras. Muitas vezes este fato é motivo de descontentamento e desentendimento com a academia e ate mesmo entre alunos. Qual seria a solução? Limitar um tempo máximo para o uso? ser rigoroso na organização da fila de espera?

Na minha opinião existem outras formas de otimizar o uso das esteiras e torná-las uma aliada ao treinamento ao invés de um problema. A solução está no planejamento e organização do treino, compreensão do aluno sobre este e na mudança de paradigmas.

A maioria dos alunos ficam 30, 40 ate 50 minutos em cima de uma esteira com um único propósito: Perder Peso. Seria esta a melhor forma de treinar para este objetivo?

Um bom programa de exercícios para a diminuição do peso corporal deve ter seu foco direcionado ao gasto calórico durante e pós atividade.. Pos atividade?? Sim, pós exercício existe um fenômeno chamado de EPOC sigla em inglês que traduzida significa: Consumo de oxigênio pós exercício. Após a atividade o nosso metabolismo continua acelerado com o intuito recuperar e restaurar os padrões normais do organismo ou seja retornar a homeostase. Para voltarmos a este estado de equilíbrio necessitamos de energia e é ai onde entra a gordura que é com certeza uma das fontes mais utilizadas nesse momento. O tempo de duração desse fato é diretamente proporcional a intensidade do treino ou seja quando mais intenso maior é o EPOC.

Podemos comparar nosso metabolismo com uma panela comum de cozinha que quando colocada no fogão (inicio dos exercícios) leva um tempo ate atingir a temperatura desejada (zona de treinamento) e logo após o fogo apagado (final do exercício) esta leva também um certo tempo para se resfriar novamente ate chegar a sua temperatura padrão (recuperar a homeostase).

Podemos usar esta mesma analogia para compararmos os treinos aeróbios intervalados com os de estímulo continuo.

ATENÇAO: Estes dados abaixo são meramente ilustrativos!!! Meus dotes culinários não são lá essas coisas, porém servem para abrir nossos olhos quanto aos treinos de longa duração e baixa intensidade.

Todos atentos, vamos lá...

Exercício Aeróbio Continuo (30min esteira baixa intensidade)
Se colocarmos uma panela no fogão com fogo baixo, (leve intensidade) e deixar por 30 minutos o que irá acontecer? Provavelmente irá demorar uns 10 a 15 minutos para atingir sua temperatura desejada (zona alvo de treinamento) assim restando mais 15 a 20min para completar os tais 30 minutos. Ao apagar o fogo a panela irá demorar mais uns 20 a 30 para resfriar-se totalmente (retorno a homeostase).

Exercício Aeróbio Intervalado (4 “tiros” de 4min  esteira = Total 16 minutos)
A mesma panela ira ao fogão com fogo alto ou seja alta intensidade, 4 vezes durante 4 minutos (totalizando 16 minutos de treino aeróbico total).
A cada “tiro” de 4 minutos a panela por conta da intensidade, rapidamente ira atingir a sua temperatura ideal (zona alvo de treinamento) e  ao apagar o fogo ira levar os mesmos 20 a 30 minutos para resfriar-se totalmente. Contudo, como o treino é intervalado ou seja é composto por uma seqüência de 4 tiros, antes mesmo de resfriar-se totalmente irá ao fogo novamente o que a cada vez ira ficar mais fácil de chegar a zona alvo de treinamento como também ao finalizar irá passar mais tempo na zona ate resfriar-se novamente (retorno a homeostase).

Então qual seria a diferença? A grande diferença seria que no treino intervalado teríamos: 1. Economia de tempo, 2. Uma manutenção por tempo mais prolongado na “temperatura ideal” e 3. Um “resfriamento” ou EPOC  mais significativo. 

Conclusão: os treinos intervalados por atingir uma alta “temperatura” ou seja, uma alta zona de batimentos, várias vezes irá ser mais eficaz para o gasto calórico total do treino do que uma baixa “temperatura” ou freqüência cardíaca baixa por um tempo prolongado. Treinos intensos, fracionados e de baixo volume são uma excelente ferramenta para aumento do gasto calórico do treino e redução do congestionamento nas esteiras.

5 comentários:

  1. Boa tarde, parabéns pelo Blog!

    Sou licenciado em Ciências do Desporto e Educação Física, em Coimbra, Portugal!

    Como irei para Fortaleza viver, tenho andado a pesquisar vários artigos/blogs de fitness daí.

    Tenho especial interesse em neste tema do treino aeróbico intervalado e já li algumas coisas sobre o mesmo, mas ainda estou um pouco com dúvidas, como é normal.

    A sua comparação com a culinária está bastante elucidativa e permite uma visualização bastante real da situação, porém, quando fala em 4 tiros de 4 minutos, refere-se a estes como sendo durante o treino anaeróbico? Tipo, estou a fazer musculação e de x em x tempo "dou um tiro"?
    Do que tenho pesquisado, há muitas referências a este tipo de treino como um todo, isto é: 1minuto de alta intensidade seguido de 2 minutos de baixa/moderada intensidade, podendo esta proporção ser de 1/1, 1/2 ou 1/3..
    Quais as principais diferenças?

    Obrigado pela atenção.

    Nuno Gabriel Ferreira
    nunogabri28@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Nuno.. Muito obrigado pelo comentário!!
    Quanto ao artigo tentei destacar principalmente o cenário que encontramos nas academias aqui no Brasil.. Muitos alunos passando horas na esteira com o intuito de queimar as calorias adquiridas no final de semana. Esse exemplo foi sim para ser utilizado juntamente com treinos anaeróbicos porem a analogia também funciona com treino aeróbico intervalado.. Muito utilizado com o intuito de aumento de condicionamento físico e resistência ao lactato.. Tiros de velocidade com trotes recuperativos entre estes. O exemplo que eu dei foi só uma possibilidade de otimizarmos o treino aeróbico (ex: musculação) com treinos anaeróbicos.. Um livro muito bom sobre o tema chamado Daniel Running Formula.. Vale a pena a Leitura! Grande Abraço e Seja bem Vindo ao Blog

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pela resposta e pela dica bibliografica!

    Fiz a questão porque ainda não tinha visto nenhum exemplo deste tipo de treino desta forma! Pareceu-me realmente bastante interessante...

    Envolvendo agora na realidade das academias, não será mais díficil ter a esteira disponível de forma intervalada para fazer os tiros de 4 minutos?

    Continuação de bons textos, estarei atento...e provavelmente em breve frequentarei um curso seu...

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Na verdade ficaria mais fácil se todo mundo optasse por este estilo de treino haja visto que o tempo total na esteira seria menor ( ao invés de 40 min lento faria 16 a 20 min intensos). Com o tempo total reduzido e ainda fragmentado ficaria mais fácil "encaixar" os tiros... Grande Abraço! Será muito bem vindo aqui no Brasil!

    ResponderExcluir