sábado, 26 de março de 2011

Treinamento Funcional Para o Surf



O surfe ou surf (do inglês surf) é uma prática despotiva marítimo, considerada parte do grupo de atividades denominadas desportos radicais, dado o seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados ao acompanhar o movimento de uma onda do mar sobre uma prancha, denominada prancha de surfe, à medida que esta onda se desloca em direção à praia. (Wikipédia)

Para quem surfa ou já tentou surfar deve ter percebido o alto grau de dificuldade física que o esporte exige. Equilíbrio, Resistência Muscular, Força, Velocidade de Reação, Potencia e Core são algumas destas.

Atletas profissionais devido ao calendário dos campeonatos e a dificuldade encontrada em diferentes tipos de onda devem está sempre em um alto nível de condicionamento físico o que possibilita aos mesmos se adaptarem o mais rápido possível a situações inusitadas que possam ocorrer.

O treinamento funcional é uma atividade que pode colaborar bastante com  o desenvolvimento físico dos praticantes de surf sejam eles profissionais ou não. Esta pratica é caracterizada pelo desenvolvimento das habilidades motoras que o desporto realmente necessita aumentando a biblioteca interna de movimentos que possam ser exigidos durante a pratica.

Muitos praticantes acabam se limitando em estimular somente o desenvolvimento cardio-respiratório e o equilíbrio fora d´agua na sua preparação, deixando de lado outras valências físicas essenciais para a prática.

Sugestões de Exercícios:

1.      Liberação Miofascial (Grande Dorsal, Romboides e Eretores da Coluna)
2.      Flexibilidade (Ísquios Tibiais, Quadríceps, Cadeia Lateral, Rotadores do Ombro e Extensores Cervicais)
3.      Mobilizações (Quadril e Coluna Torácica)
4.      Ativações (Abdutores Quadril e Manguito Rotador)
5.      Treinamento de Força (Levantamento Terra, Swing KB, Flexão de Joelhos Slide Board, Agachamento Unilateral – Pe de Trás Elevado, Supino Reto, Remada TRX, Barra Fixa Pegada Ampla, Sugado)
6.      Pliometria (Latero-Lateral e Caixa)
7.      Core Training (Pranchas Multi-direcionais, Pallof Press, Tacadas Tensor, Giros com Medicine Ball, Figura 8 KB)
8.      Desenvolvimento Metabólico: 2 x (4 Tiros de 400 metros Remo por 30’’ descanso) + 20 min trote moderado


Preparação Física Peru 2011
Atletas Bruno Galini, Bino Lopes e Dunga Neto

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